" A visão da educação"
Com o tempo as escolas deixaram de ser um espaço neutro, de mera instrução. Elas têm que ser vistas como um local POLÍTICO, ainda que não se discuta politica dentro dela ... pois através dos conhecimentos que são transmitidos pode-se romper com atitudes ou disseminá-las, difundir, propagar ... os conteúdos devem servir para se ter uma visão holística sobre os acontecimentos do dia-a-dia dentro da sociedade onde se encontra.
Para que isso continue evoluindo, são necessários profissionais capacitados para lidar com qualquer tipo de situação que venha a surgir.
O profissional da educação tem que ser um sujeito crítico, reflexivo e um intelectual transformador, capaz de compreender o contexto social-econômico - politico em que vive.
O intelectual não é ser um especialista ou técnico em alguma coisa e sim uma pessoa capaz de ter uma visão do todo, estando ligado a ética e a política.
Quando o professor é um intelectual transformador ele é um idealista.
Porém ainda temos professores que que não compreendem que existe um currículo oculto que permeia as atividades escolares, interferindo no comportamento dos alunos e na atitude do próprio professor.
Vemos que as crianças ainda sofrem com o preconceito que muitas vezes aprendem em suas próprias casas.
Mas não adianta termos uma escola "perfeita", com ótimos professores, se a sociedade política ainda "domina" as escolas através de um "currículo oculto", que permeia o comportamento de alunos e professores.
Um exemplo que ocorre muito ´o insucesso e a exclusão escolar, muitas vezes atribuídos á incapacidade do aluno.
Mas na realidade, isso se deve á uma divisão já existentes na sociedade, que impede uma melhor distribuição de bens, incluindo também o saber escolar.
Então vemos que á partir daí, as crianças já sofrem preconceito.
Algumas sociedades ate hoje discriminam negros, pobres, diferentes culturas, e fazem pela sociedade em que vivem .
Por isso, é tão difícil trabalhar em conjunto dentro das escolas, com crianças ja vindo com preconceitos aprendidos dentro de casa.
Cabe a sociedade com contribuição do professor mudar essa visão e acabar com essa situação.
Os professores têm que se unir se quiserem mudar o mundo através das crianças.
Pessoas fazem uma sociedade, e pessoas podem mudar uma sociedade !